A cerimónia foi presidida pelo Ministro de Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Drº Antero Veiga e a Embaixadora dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Adrienne S. O’Neal presidem à cerimónia de lançamento deste projecto nas ilhas mais a sul do país.
Estes projecto de grande importância para região é desenvolvidos no âmbito da Reforma do sector de Água e Saneamento, apoiada pelo Projecto Água, Saneamento e Higiene (WASH) e no quadro do Fundo de Água e Saneamento (FASA), sendo parte integrante do segundo compacto do Millennium Challenge Account - Cabo Verde (MCA – CV II).
O projecto visa o tratamento da água da nascente de Encontro para consumo humano e agricultura. Estimado em mais de 21 mil contos (moeda caboverdiana) - financiados pelo Millennium Challenge Account - Cabo Verde (MCA – CV II), com 18 mil contos e Águabrava com 3.600 contos - Brava terá uma estação de tratamento de água que vai cuidar do precioso líquido antes da sua entrada no reservatório de Encontro, de onde é bombeado para Risco Vermelho e Fajã d’Água.
Com este tratamento, diminui-se o nível de flúor presente na água, melhorando significativamente a qualidade da água na Ilha da Brava.